Institucional

SOBRE

1          BIBLIOTECA CENTRAL MIGUEL ALONSO

A Biblioteca Central Miguel Alonso, registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia sob o nº 49/76, possui um acervo de mais de 45 mil itens, sendo especializado nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radio, TV e Internet, Relações Públicas, Cinema, Direito, Administração, Marketing, Design Gráfico e Gestão Desportiva.

Com uma área total de 359m2, a Biblioteca Central possui um salão para estudo, sala de estudo em grupo, sala de vídeo/DVD, sala de orientação de projeto experimental e 11 computadores para consulta ao acervo e acesso à Internet. A capacidade da biblioteca é de 150 alunos sentados e o acesso ao acervo é livre, controlado.

1.1 HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A Biblioteca Central atende aos alunos, professores, funcionários e ao público em geral, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h15min às 21h45min, conforme Regulamento.

1.2 ESPAÇO FÍSICO

Na Biblioteca Central os espaços estão distribuídos da seguinte forma:

Sala de estudo individual – sala com 39 cabines para estudo individual, onde o aluno pode utilizar Notebooks e acessar a internet através da rede Wireless.

Salão de estudo – salão destinado à elaboração de trabalhos acadêmicos, onde estão disponibilizados jornais diários, 5 computadores para acesso a Internet e pesquisa do acervo da biblioteca. Dispõe de 70 assentos.

Sala de estudo em grupo  – sala para grupos discutirem trabalhos.

Duas Salas multimídia – salas equipadas com computador, TV de LCD de 32”, aparelho de DVD e vídeo, onde os alunos podem ver seus trabalhos, programas e filmes indicados pelos professores ou para o lazer.

Sala do acervo – local de armazenamento de todo o acervo: livros, periódicos, monografias, fitas VHS, DVDs, CDs e fitas sonoras.

Recepção – possui 03 computadores para o atendimento aos usuários, 02 computadores para pesquisa do acervo, renovações e reservas e armários para guarda de material.

Área Interna de trabalho  – processamento técnico e administração, com 3 computadores para o desenvolvimento das atividades internas.

1.3 RECURSOS HUMANOS

Atualmente, a Biblioteca Central conta com o seguinte quadro de funcionários:

BibliotecáriaAtendenteMenor AprendizEstagiárioTotal
14117

Todos os funcionários são constantemente atualizados nas rotinas da biblioteca, visando o atendimento sempre satisfatório do usuário e o padrão no atendimento em todas as unidades.

1.4  ACERVO

Os acervos da Biblioteca Central são compostos de livros (obras de referência, obras específicas das bibliografias dos cursos, literatura e etc), monografias de conclusão de curso (as que obtiveram nota 9 e 10), revistas e jornais produzidos pelos alunos (ex. Jornal Laboratório), dissertações, teses, folhetos, revistas de atualidades, jornais, periódicos especializados, fitas de vídeo, fitas cassete, CD’s, DVD’s e mapas. Os núcleos de pesquisa e laboratórios (NECC, Artes Gráficas, Audiovisual, Escritório de Práticas Jurídicas) mantém em seus espaços acervos especializados administrados como segmentos da Biblioteca Central.

Livros – A Biblioteca Central conta com um acervo de aproximadamente 31 mil exemplares, incluindo livros constantes das bibliografias básicas de cada disciplina dos cursos, além de obras de caráter geral, para que o aluno possa desenvolver seus estudos, trabalhos e pesquisas.

ACERVO DA BIBLIOTECA CENTRAL MIGUEL ALONSO 
Área  Títulos Exemplares 
Ciências Exatas e da Terra 364654
Ciências Biológicas 2332
Engenharia/Tecnologia 2158
Ciências da Saúde 5974
Ciências Agrárias 816
Ciências Sociais Aplicadas 10.62018.604
Ciências Humanas 3.2926.478
Linguística, Letras e Artes 2.0984.720
Multidisciplinar 239638
Total 16.72431.274

Periódicos: principal fonte de informação atualizada e base fundamental para a pesquisa científica, a biblioteca conta com assinaturas correntes de periódicos, que serão acrescidas de outras, de informações específicas e gerais, no decorrer dos anos. A Biblioteca Central promove a permuta das publicações acadêmicas editadas pela FACHA – revistas Comum e Comunicação & Comunidade, abrigando em sua coleção diversos títulos de revistas de comunicação social, turismo e direito de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.

ÁreaTítulos
Periódicos Correntes
Títulos
Periódicos Não Correntes
Engenharias / Tecnologias710
Ciências Sociais Aplicadas21121
Ciências Humanas1434
Lingüística, Letras e Artes0814
Multidisciplinar58
Total55187

Outros

AcervoVolumes
Periódicos Eletrônicos192
Base de Dados39
eBooks10.825
DVD1.658
Cd-Rom303
Folhetos511
Monografias2.936
Revistas Prod.Alunos166

1.5 Formas de atualização e cronograma de expansão do acervo.

1.5.1 Atualização do acervo

A atualização do acervo será semestral e deverá estar voltada ao atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da FACHA, conforme especificado na Política para Aquisição e Desenvolvimento de Acervo da Biblioteca Central.

Para a utilização dos recursos, caberá a Biblioteca Central encaminhar ao setor de Compras a relação das obras selecionadas, a serem adquiridas a cada 6 meses, sempre no início de cada semestre.

UNIDADE BOTAFOGO

Rua Muniz Barreto, 51
Próximo ao Metrô de Botafogo

CEP: 22251-090, Rio de Janeiro

Contato

biblioteca@facha.edu.br