1. REDE DE BIBLIOTECAS DA FACHA

A Biblioteca Central Miguel Alonso, registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia sob o nº 49/76, coordena as atividades da Biblioteca Setorial de Comunicação Social, formando a Rede de Bibliotecas da FACHA. A Rede possui um acervo de mais de 50 mil ítens, sendo especializado nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Relações Públicas, Cinema, Turismo, Direito, Administração, Marketing, Recursos Humanos, Comércio Exterior  e Gestão Desportiva.

Com uma área total de 359m2, a Biblioteca Central possui um salão para estudo, sala de estudo em grupo, sala de vídeo/DVD, sala de orientação de projeto experimental e 11 computadores para consulta ao acervo e acesso à Internet. A capacidade da biblioteca é de 150 alunos sentados e o acesso ao acervo é livre, controlado.

A Biblioteca Setorial da Unidade Méier possui área total de, aproximadamente 150m², com salão para estudo. A capacidade da biblioteca é de 70 alunos sentados e o acesso ao acervo é livre.

No total, a Rede de Bibliotecas FACHA, coloca à disposição de seus alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, área de 509m2 totalmente dedicada à aquisição de conhecimento, informação, cultura e lazer.

 

1.1 HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A Biblioteca Central e Setorial atendem aos alunos, professores, funcionários e ao público em geral, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 21h45min, conforme Regulamento da Rede de Bibliotecas. 

 

1.2 ESPAÇO FÍSICO

 

Na Biblioteca Central os espaços estão distribuídos da seguinte forma: 

Sala de estudo individual - sala com 39 cabines para estudo individual, onde o aluno pode utilizar Notebooks e acessar a internet através da rede Wireless.

biblio1

Salão de estudo – salão destinado à elaboração de trabalhos acadêmicos, onde estão disponibilizados jornais diários, 5 computadores para acesso a Internet e pesquisa do acervo da biblioteca. Dispõe de 70 assentos.

biblio2

Sala de estudo em grupo  – sala para grupos discutirem trabalhos. 

Duas Salas multimídia - salas equipadas com computador, TV de LCD de 32”, aparelho de DVD e vídeo , onde os alunos podem  ver seus trabalhos, programas e filmes indicados pelos professores ou para o lazer.

alt

Sala do acervo - local de armazenamento de todo o acervo: livros, periódicos, monografias, fitas VHS, DVDs, CDs e fitas sonoras.

biblio4  alt

Recepção – possui 03 computadores para o atendimento aos usuários, 02 computadores para pesquisa do acervo, renovações e reservas e armários para guarda de material.

alt 

Área Interna de trabalho  – processamento técnico e administração, com 3 computadores para o desenvolvimento das atividades internas.

 

1.3 RECURSOS HUMANOS

Atualmente, a Rede de Bibliotecas conta com o seguinte quadro de funcionários:

BIBLIOTECA

BIBLIOTECÁRIA

ATENDENTE

MENOR APRENDIZ

ESTAGIÁRIO

TOTAL

Central

1

4

1

2

8

Setorial

1

2

-

1

4

TOTAL

2

6

1

3

12

Todos os funcionários são constantemente atualizados nas rotinas da biblioteca, visando o atendimento sempre satisfatório do usuário e o padrão no atendimento em todas as unidades.

 

1.4 ACERVO

Os acervos da Biblioteca Central e Setorial são compostos de livros (obras de referência, obras específicas das bibliografias dos cursos, literatura etc), monografias de conclusão de curso (as que obtiveram nota 10), revistas e jornais produzidos pelos alunos (ex. Jornal Laboratório), dissertações, teses, folhetos, revistas de atualidades, jornais, periódicos especializados, fitas de vídeo, fitas cassete, CD’s, DVD’s e mapas. Os núcleos de pesquisa e laboratórios (NECC, Artes Gráficas, Audiovisual, Escritório de Práticas Jurídicas) mantém em seus espaços acervos especializados administrados como segmentos da Biblioteca Central.

Livros – A Rede conta com um acervo de aproximadamente 31 mil exemplares, incluindo livros constantes das bibliografias básicas de cada disciplina dos cursos, além de obras de caráter geral, para que o aluno possa desenvolver seus estudos, trabalhos e pesquisas.

 

REDE DE BIBLIOTECAS DA FACHA

Área

Títulos

Exemplares

Ciências Exatas e da Terra

418

847

Ciências Biológicas

43

78

Engenharia/Tecnologia

109

164

Ciências da Saúde

268

437

Ciências Agrárias

94

153

Ciências Sociais Aplicadas

10.988

18.185

Ciências Humanas

5.471

10.048

Linguística, Letras e Artes

2.295

3.257

Multidisciplinar

239

638

Total

19.925

33.807

 

ACERVO DA BIBLIOTECA CENTRAL MIGUEL ALONSO

Área

Títulos

Volumes

Ciências Exatas e da Terra

269

657

Ciências Biológicas

29

59

Engenharia/Tecnologia

76

127

Ciências da Saúde

198

338

Ciências Agrárias

69

120

Ciências Sociais Aplicadas

8.287

14.253

Ciências Humanas

4.284

8.105

Linguística, Letras e Artes

1.782

2.618

Multidisciplinar

158

502

Total

15.152

26.779

 

Periódicos: principal fonte de informação atualizada e base fundamental para a pesquisa científica, as bibliotecas contam com assinaturas correntes de periódicos, que serão acrescidas de outras, de informações específicas e gerais, no decorrer dos anos. A Rede de Bibliotecas promove a permuta das publicações acadêmicas editadas pela FACHA – revistas Comum e Comunicação & Comunidade, abrigando em sua coleção mais de 100 títulos de revistas de comunicação social, turismo e direito de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.

 

Área

Títulos

Títulos

Periódicos Correntes

Periódicos Não Correntes

Engenharias / Tecnologias

11

7

Ciências Sociais Aplicadas

89

132

Ciências Humanas

54

48

Lingüística, Letras e Artes

28

5

Multidisciplinar

5

-

Total

187

192

 

Anexo  4 – Periódicos do Curso Tecnológico em Gestão Desportiva e de Lazer

Outros

Acervo

Volumes

Periódicos Eletrônicos

115

Base de Dados

53

eBooks

70

DVD

1498

Cd-Rom

303

VHS

1668

Folhetos

511

Mapas

280

Monografias

2772

Revistas Prod.Alunos

166

 

1.5 Formas de atualização e cronograma de expansão do acervo.

1.5.1 Atualização do acervo 

A atualização do acervo será semestral e deverá estar voltada ao atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da FACHA, conforme especificado na Política para Aquisição e Desenvolvimento de Acervo da Rede de Bibliotecas, que segue abaixo:

 

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO

CAPÍTULO I - POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE ACERVO

Art. 1  A Política para Aquisição e Desenvolvimento de Acervo deverá ser aplicada à manutenção e à atualização do acervo das Bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas da FACHA. 

Art. 2  As coleções das bibliotecas da Rede deverão estar voltadas ao atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da FACHA. 

Art. 3  Cabe a Diretoria, anualmente, elaborar Plano de Investimento prevendo destinar até 1% da receita bruta operacional da Instituição para a aquisição e atualização do acervo. 

Art. 4  Após aprovação da receita, a Diretoria deverá destinar os recursos a serem utilizados no período, para a Biblioteca. 

Art. 5  Para a utilização dos recursos, caberá a Biblioteca Central encaminhar ao setor de Compras a relação das obras selecionadas, a serem adquiridas a cada 6 meses, sempre no início de cada semestre. 

Art. 6  A utilização dos recursos, destinados à renovação anual dos títulos de periódicos, que constituem o núcleo básico das coleções da biblioteca, será efetuada pelo Supervisor da Biblioteca. 

Art. 7  Cada biblioteca deverá elaborar sua própria política interna de desenvolvimento do acervo, de acordo com as especificidades da área em que atua e em consonância com a Política para Aquisição e Desenvolvimento de Acervo da Rede de Biblioteca da FACHA. 

Art. 8 O desenvolvimento e a manutenção do acervo serão de responsabilidade de cada da biblioteca, com acompanhamento do Supervisor da Biblioteca e ouvidos os especialista da área. 

Art. 9 Compete aos responsáveis pela biblioteca realizar avaliações periódicas dos acervos, com a finalidade de manter a sua consistência e qualidade. 

Art. 10 A aquisição por compra, de títulos novos de periódicos só será efetuada após aprovação do Coordenador do Curso. 

Art. 11 A aquisição de títulos de periódicos editados em mais de um suporte físico, a saber: em meio eletrônico, em CD-ROM, em papel, dentre outros, deverá ser submetida à apreciação do Coordenador do Curso a que se destina, para as definições pertinentes a essa aquisição em nível sistêmico. 

Art. 12 As aquisições por doação, de livros e periódicos para serem aceitas, deverão seguir os critérios abaixo: 

I – Publicações não comercializadas;

II – Publicações governamentais;

III – Relevância do conteúdo para a Instituição;

IV – Indicação do título em bibliografias;

V – Boas condições físicas do material;

VI – Língua em que está impresso. 

Art. 13 O descarte de material bibliográfico, objetivando o desenvolvimento e adequação do acervo, deverá ser realizado observando o material encontra-se: 

I – Inadequado;

II – Obsoleto;

III – Inadequado para manuseio;

IV – Grande número de duplicatas.

 

CAPÍTULO II - POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS

Art. 14 Cabe a Biblioteca Central, de acordo com os recursos orçamentários, adquirir diferentes tipos de materiais, os quais deverão atender as seguintes finalidades:

I- Suprir os programas de ensino dos cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa da Instituição;

II- Dar apoio aos programas de pesquisa e extensão da Instituição;

III- Atender o pessoal dos serviços administrativos no exercício de suas atividades;

IV- Fornecer obras de informação geral em áreas de assunto não cobertas pelos programas de instrução, de pesquisa e de extensão;

V- Coletar e recuperar materiais importantes que relatem a história e o desenvolvimento da FACHA, incluindo publicações da própria Instituição, bem como materiais sobre a mesma, publicados fora da Instituição. 

Art. 15 Os critérios de seleção, quando da formação do acervo, o material bibliográfico e multimeios deverão ser rigorosamente selecionados, observando os critérios abaixo: 

I- Adequação do material aos objetivos e níveis da Instituição;

II- Autoridade do autor e/ou editor;

III- Edição atualizada;

IV- Qualidade técnica;

V- Escassez de material sobre o assunto na Biblioteca;

VI- Aparecimento dos títulos em bibliografias, catálogos e editores;

VII- Preço e prazo para compra e entrega dos mesmos, mediante o orçamento prévio;

VIII- Língua acessível;

IX- Número de usuários potenciais que poderão utilizar o material;

X- Reputação do publicador ou produtor;

XI- Condições físicas do material.

XII - Trabalhos acadêmicos.

Art. 16 As seguintes fontes para seleção poderão ser consultadas: 

I- Bibliografias gerais e especializadas;

II- Catálogos, listas e propagandas diversas de editores e livreiros;

III- Guias de literatura gerais e especializadas;

IV- Listas de novas aquisições e boletins bibliográficos;

V- Opinião e sugestão dos usuários. 

Art. 17 A responsabilidade pela seleção do material a ser adquirido ficará a cargo do corpo docente, coordenador de curso, havendo também a participação do corpo discente e dos bibliotecários. 

 

Seção I - Critérios para a Seleção Quantitativa

Art. 18 Na aquisição de livros texto (bibliografia básica) a quantidade de exemplares será calculada com base nas recomendações do MEC/SESu, mas nunca inferior a proporção de 01 (um) exemplar para cada 14 (quatorze) alunos matriculados na disciplina/unidade curricular.

Art. 19 Os livros texto em outro idioma serão adquiridos quando não existir uma adequada tradução em português, sendo adquirido em menor quantidade do que o livro-texto nacional.

Art. 20 Os livros nacionais ou importados necessários à complementação e atualização para pesquisa e/ou conteúdo programático das disciplinas nas diversas áreas do conhecimento humano (bibliografia complementar), bem como para o desenvolvimento de atividades administrativas, serão adquiridos no máximo 02 (dois) exemplares, exceto nos casos em que haja demanda, ou por necessidade justificada pelos solicitantes.

Art. 21 Com relação aos periódicos correntes impressos e eletrônicos a Biblioteca realizará, anualmente, avaliação das estatísticas de utilização, com o objetivo de colher subsídios para tomada de decisões para a renovação dos mesmos.

§ 1o A listagem dos títulos, com seu respectivo uso,  deverá ser analisada pelos Coordenadores de Curso, com o intuito de realizar:

I- Manutenção dos títulos já adquiridos;

II- Cancelamento de títulos que já não atendem as necessidades dos cursos, quando:

a) um novo título é mais abrangente do que o já existente no acervo da Biblioteca;

b) não mais existir interesse no título pelo Curso, por motivos devidamente justificados;

c) o título não apresenta utilização devidamente comprovada em estatística de uso;

d) existir outros motivos que o Coordenador de Curso julgar pertinente.

III- a inclusão de novos títulos necessários para o desenvolvimento do conteúdo programático e/ou atualização quando:

a) houver a implantação de novos cursos;

b) houver necessidade de novo título em decorrência de alteração da matriz curricular;

c) for necessário ao desenvolvimento de pesquisa desde que esteja vinculada a FACHA;

d) para o caso de periódicos eletrônicos deverá ser considerado:

1) facilidade de acesso simultâneo;

2) backup após termino da assinatura;

3) cobertura da assinatura. 

§ 2o No caso de cancelamento e/ou inclusão de títulos, deverá ser enviado à Biblioteca um ofício pelo Coordenador do Curso, devidamente fundamentado, para apreciação da Biblioteca Central e Diretoria. 

§ 3o Todos os títulos indicados para compra serão renovados automaticamente até a próxima avaliação de utilização da coleção.

§ 4o Durante o ano existirá a possibilidade de inclusão e/ou cancelamento de títulos, desde que se enquadrem nos critérios já mencionados e que sejam aprovados pela Biblioteca Central. 

Art. 22 Os multimeios serão adquiridos quando comprovada a necessidade de tais recursos para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dentro das seguintes condições: 

I- Quando os equipamentos necessários para sua utilização existirem na biblioteca ou estiverem em vias de serem adquiridos;

II- caso haja adequação do formato físico ao conteúdo do material. 

Art. 23. Os periódicos de informações gerais (locais, estaduais e nacionais), revistas de caráter informativo de âmbito nacional (Veja, Isto É, etc.) e jornais (locais e nacionais) ficarão restritos a 1 (uma) assinatura por Biblioteca. 

Art. 24 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria e Supervisão das Bibliotecas.

 

1.5.2  Cronograma de expansão do acervo

O acervo terá sua expansão focada principalmente nas áreas de interesse dos cursos da faculdade.  Seguindo a Política para Aquisição e Desenvolvimento de Acervo, a Rede de Bibliotecas fará a atualização dos acervos de forma periódica, procurando atualizar as coleções e fazendo sempre os ajustes necessários. 

 

Metas: ampliar, qualitativa e quantitativamente, o acervo de livros, de acordo com o seguinte cronograma: 

 

CRONOGRAMA DE EXPANSÃO DO ACERVO – LIVROS

LIVROS - ÁREAS

ATUAL

2016

2017

2018

2019

2020

TÍTULOS

EXEMPLARES

EXEMPLARES

Ciências Exatas e da Terra

418

847

889

934

981

1030

1081

Ciências Biológicas

43

78

82

86

90

95

100

Engenharia / Tecnologia

109

164

172

181

190

199

209

Ciências da Saúde

268

437

459

482

506

531

558

Ciências Agrárias

94

153

161

169

177

186

195

Ciências Sociais Aplicadas

10.436

17.730

18971

20299

21720

23240

24867

Ciências Humanas

5.463

10.022

10724

11474

12277

13137

14056

Linguística, Letras e Artes

2.295

3.257

3485

3729

3990

4269

4568

Multidisciplinar

239

638

683

730

782

836

895

TOTAL

19.365

33.326

35.625

38.084

40.713

43.524

46.529

 

A expansão do acervo de livros será feita levando-se em conta a aquisição e o desbastamento, fundamentais para o bom desenvolvimento das coleções.

 

CRONOGRAMA DE EXPANSÃO DO ACERVO GERAL 

DESCRIÇÃO

EXISTENTE

2017

2018

2019

2020

2021

PERIÓDICOS

187

196

206

216

227

239

PERIÓDICOS ELETRÔNICOS

115

121

127

133

140

147

E-BOOKs

70

74

77

81

85

89

BASE DE DADOS

39

41

43

45

47

50

DVD

1498

1573

1652

1734

1821

1912

CD-ROM

303

318

334

351

368

387

VHS

1668

1751

1839

1931

2027

2129

FOLHETOS

511

537

563

592

621

652

MAPAS

280

294

309

324

340

357

MONOGRAFIAS

2772

2911

3056

3209

3369

3538

REVISTAS PROD.ALUNOS

166

174

183

192

202

212

 

 

1.6 PROCESSAMENTO TÉCNICO

A catalogação do acervo é feita segundo as Normas de Referência Bibliográfica – NBR 6023 da ABNT e classificado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey e a classificação da Doris, específica para a área de Direito. A indexação dos assuntos é feita utilizando linguagem natural pré-coordenada.

Todo o acervo é carimbado e etiquetado (lombada e código de barras) e disponível para empréstimo conforme Regulamento da Rede de Bibliotecas. 

 

1.7 ACESSO AO ACERVO

O acesso ao acervo é livre na Biblioteca Setorial da Unidade Meiér. Na Biblioteca Central o acesso é livre, controlado. Em todas as bibliotecas são usados armários para guarda de bolsas e mochilas.

biblio7

 

1.8 INFORMATIZAÇÃO

A Rede de Bibliotecas da FACHA é informatizada e o sistema utilizado é o InformaWeb. Todo o acervo está disponibilizado no sistema, que pode ser acessado nos terminais de consulta nas Bibliotecas ou através da Internet, pelo endereço www.facha.edu.br/biblioteca .

O sistema InformaWeb permite a emissão de diversos relatórios e estatísticas de controle dos serviços da biblioteca, além de possibilitar o compartilhamento de dados com outras instituições.

No módulo Leitor o usuário tem acesso a todo o acervo da Rede, que pode ser recuperado por título, autor e assunto. Através da Internet o usuário pode fazer reserva, consulta ao histórico de empréstimos, além de fazer a renovação dos livros emprestados.

O empréstimo de publicações é realizado através de leitura do código de barras, utilizando leitoras óticas e impressão de comprovantes, que permitem maior agilidade no atendimento. O aluno também recebe por email o comprovante do empréstimo, além de aviso de publicação reservada disponível. 

As bibliotecas estão equipadas com 23 computadores, sendo: 

Campus Botafogo: 

  9 computadores para consulta e acesso à internet

  2 computadores nas salas multimídia

  3 computadores para atendimento/empréstimo

  3 computadores para processamento técnico-administrativo 

Campus Méier: 

3 computadores para consulta e acesso à internet

3 computadores para atendimento/empréstimo e processamento técnico-administrativo

 

As equipes da Rede de Bibliotecas estão treinadas para orientar os usuários no uso do sistema e pesquisa na Internet.

biblio8

 

1.9 SERVIÇOS E PRODUTOS

 

. Empréstimos

Usuários cadastrados podem fazer o empréstimo domiciliar do acervo, conforme categoria de usuário – alunos, professores, funcionários e ex-alunos cadastrados - e tipo de material. A devolução em atraso implicará em multa diária. 

. Consulta local

Todos os usuários podem fazer consulta ao acervo, através dos terminais de consulta disponíveis nos salões de leitura e recepção. 

. Renovação de empréstimo

Qualquer material retirado poderá ter seu prazo de empréstimo renovado através dos terminais de consulta ou através da página da Biblioteca – www.facha.edu.br/biblioteca , pelo mesmo período do empréstimo inicial a contar da data da renovação. Para tanto, é necessário que o material não possua reserva, que o usuário esteja com sua situação regular na Biblioteca e não possua material em atraso. 

. Reserva de publicações

Livros com todos os exemplares já emprestados poderão ser reservados. A reserva deverá ser feita nos terminais ou através da página da Biblioteca. Havendo mais de uma reserva, será observada a ordem cronológica das reservas. O aluno recebe email avisando da disponibilidade do livro reservado. 

. Levantamentos e pesquisas bibliográficas

Recupera informações existentes sobre um determinado assunto, em qualquer

tipo de documento existente nas Bibliotecas da Rede. 

. Aviso automático via e-mail

O sistema InformaWeb envia emails de aviso de empréstimo, devolução, aviso de material em atraso e disponibilidade de reserva. 

. Orientação em normalização de trabalhos acadêmicos

A Rede de Bibliotecas oferece, gratuitamente, orientação individual para a normalização de referências bibliográficas de acordo com as normas da 

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. 

. Elaboração de ficha catalográfica

Elabora ficha catalográfica para os trabalhos de conclusão de curso – TCC. As solicitações devem ser feitas no balcão das bibliotecas ou através do email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  

. Visita orientada à Biblioteca

Oferecida aos alunos dos primeiros períodos e a outros interessados. Visa o treinamento de usuários para a utilização dos instrumentos de pesquisa disponíveis nas bibliotecas, bem como o conhecimento dos serviços prestados.

. Serviço de referência

O Serviço de Referência auxilia o usuário na busca de informações específicas sobre os materiais bibliográficos.

. São oferecidos os cursos abaixo: 

     - Trabalhos Acadêmicos

     - Curso Básico de Fontes de informação jurídica na Internet 

. Disponibilização no site da Biblioteca de material didático dos professores

Reúne no site da Biblioteca material didático disponibilizado pelos professores para consulta dos alunos. 

. COMUT on-line

Cópias de artigos de periódicos especializados, teses, trabalhos publicados em anais de congressos e capítulos de monografias, não existentes no acervo da Biblioteca, podem ser obtidos por meio dos programas COMUT on-line, via correio. 

. Empréstimo entre bibliotecas

Solicitação de materiais informacionais a bibliotecas conveniadas de outras instituições, caracterizando o empréstimo entre bibliotecas. 

. Acesso à Internet

A Biblioteca disponibiliza nos salões e recepção computadores para acesso a Internet. 

. Salas de vídeo/DVD/multimída

Salas com aparelho de DVD, vídeo e computador, para utilização de alunos e professores. 

. Salas de estudo

Salas utilizadas por alunos para discussão de trabalhos e reuniões.

. Convênios com Instituições/Bibliotecas

     Compartilhamento de Bibliotecas

Todos os alunos e professores da FACHA podem utilizar os serviços oferecidos pelas Bibliotecas participantes do Compartilhamento, como, por exemplo, empréstimo entre bibliotecas, consulta local nas bibliotecas participantes, etc. 

. “Você pergunta e a Biblioteca responde” (por e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )

. Novas aquisições do mês através do site e twitter: http:/twitter.com#!/biblio_facha 

. Site da Biblioteca com informações, novas aquisições, regulamento, links etc. (www.facha.edu.br/biblioteca )

 

biblio9

 

1.10 INTERCÂMBIOS

Firmamos intercâmbio com as seguintes bibliotecas/instituições:CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASILIUPERJ FUNARTE 

. BIBLIOTECA POPULAR DE BOTAFOGO 

. PUC INSTITUTO PERITO MORENO 

. MAISON DE FRANCE ABI 

. PREFEITURA DO RIO – DEP.COM.

A Rede de Bibliotecas da Facha também integra o Compartilhamento de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Através deste grupo, tem acesso a mais de 30 instituições, que promovem o intercâmbio no uso do acervo das bibliotecas participantes através da disponibilização das instalações à consulta dos alunos das instituições conveniadas.

 

1.11 GRUPOS DE INTERESSE 

. CBIES - A Rede de Bibliotecas da Facha integra o Compartilhamento de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Através deste grupo, tem acesso a mais de 30 instituições, que promovem o intercâmbio no uso do acervo das bibliotecas participantes através da disponibilização das instalações à consulta dos alunos das instituições conveniadas. No CBIES são desenvolvidos trabalhos que visam a troca de experiências, cursos de atualização, além de palestras e eventos. http:/www.uva.br/cbies/home.htm 

. COMUT - É participante do COMUT on-line como biblioteca solicitante. Todos os alunos e professores podem solicitar, através das bibliotecas da Rede, artigos de periódicos, dissertações e teses, nas bibliotecas participantes do Catálogo Coletivo Nacional. 

. PORTCOM - A Biblioteca Central é participante da Rede de Informações em Comunicação em Países de Língua Portuguesa, que tem como uma das metas a integração das unidades brasileiras de informação em Comunicação que compõem a Rede.

 

 

1.12 ESTATÍSTICAS DE UTILIZAÇÃO

 

ATIVIDADES DA REDE DE BIBLIOTECAS 

REDE DE BIBLIOTECAS FACHA - ESTATÍSTICA GERAL DE 2012-2016

 

 

 

 

 

 

ANO

2012

2013

2014

2015

2016*

 

ALUNOS

54.682

34.291

37.328

30.403

29.501

PROFESSORES

826

635

1.382

1.015

1.247

FUNCIONÁRIO

650

647

883

699

807

VISITANTES

131

605

3.526

3.669

2.689

Total

56.289

36.178

43.119

35.786

34.244

CONSULTA

LIVROS

14.124

14.778

5.170

6.496

9.230

REVISTAS

2.172

1.773

1.610

1.339

1.208

PERIÓDICOS

221

198

300

435

447

JORNAIS

576

919

2.064

485

526

MONOGRAFIAS

291

297

223

275

301

REFERÊNCIA

289

256

185

200

68

INTERNET (acessos ao sistema)

 

90

9.552

12.091

11.920

EMPRÉSTIMO

Livros

13.304

12.305

11.056

8.954

8.012

DVDS

1.749

504

202

211

184

JORNAIS

97

97

109

104

187

REVISTAS

659

385

224

147

139

Total

15.809

13.291

11.591

9.416

8.522

SERVIÇOS

RESERVA

491

200

194

164

132

SALA DE ESTUDO

1.296

798

3.057

3.133

2.884

SALA DE VÍDEO

1.467

1.231

2.277

2.455

2.347

PESQUISA INTERNET

22

39

 25

164

105

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

31

22

56

56

66

ORIENTAÇÃO TRAB.

153

342

125

250

207

ORIENT. NO USO BIB.

905

927

2.326

3.401

2.787

EMPR. EXTERNO.

6

8

11

4

3

* Até novembro de 2016.